TÉCNICAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS E LIBERAÇÃO DE BLOQUEIOS EMOCIONAIS QUE INTERFEREM NA APRENDIZAGEM

Enquanto professora universitária fui convidada por uma aluna da psicologia a fazer um curso do SNT – Sistema Nefesh de Terapias e aprendi muito sobre as memórias emocionais, como identificá-las e liberá-las. Passei a associar essa técnica na sala de aula com alguns alunos e também com os professores, o que gerou ótimos resultados. Logo após fiz outra pós graduação em Psicopedagogia Clínica e meu TCC abrangeu uma pesquisa nessa área, desenvolvida na Escola Estadual São José Operário, na qual atuei três anos atendendo alunos e professores com essas técnicas. Obtivemos excelentes resultados e montei meu espaço psicopedagógico atendendo crianças e adultos com  desafios de aprendizagem e emocionais. Fui co-criadora de um curso que visa capacitar professores, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais cuidadores de crianças e adolescentes para o diagnóstico e intervenções nas principais dificuldades de aprendizagem através do estudo e aplicação de técnicas psicopedagógicas e técnicas de liberação que levam ao desbloqueio das resistências emocionais, afetivas e cognitivas de alunos com dificuldades de aprendizagem. Considerando os desafios atuais voltados às questões presenciais e o próprio desenvolvimento tecnológico, apresento esse curso on-line esperando contribuir com a melhoria do processo de ensino aprendizagem.

FACILITADORA:  Regina Suzi Soares

CARGA HORÁRIA:   Certificado de 20 horas distribuídas em aulas disponíveis na internet para serem assistidas no horário que for mais apropriado ao cliente.

OBJETIVO DO CURSO:  Capacitar professores, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais cuidadores de crianças e adolescentes para o diagnóstico e intervenções nas principais dificuldades de aprendizagem através do estudo e aplicação de técnicas psicopedagógicas e técnicas de liberação que levam ao desbloqueio das resistências emocionais, afetivas e cognitivas de alunos e professores.

CONTEÚDO:  Vídeos aulas contendo conceitos e métodos de aplicação.

PRIMEIRA PARTE:

                                   Apresentação do curso

– Técnicas Projetivas Psicopedagógicas
– A interpretação dos desenhos
– A posição na folha
– O significado das cores
– Técnica do ATE e RELEASE
– Técnica Os quatro momentos de um dia
– Técnica da Imaginação Criativa
– Técnica da Biblioterapia
– Técnica Papel de Carta
– Ate e release com balão
– Técnica o eu ideal e o eu real
– Técnica ate e release com o tubo
– Técnica Par educativo
– Técnica Metáforas
– Avaliação do curso

CAIXA DE AREIA

O jogo de Areia é um método psicoterapêutico criado em 1954 por Dora Kalf, analista junguiana. Para Andion (2015, P. 24) o jogo proporciona ao paciente formar “seus mundos”, ser autor de seus pensamentos, desenvolver e organizar suas estruturas mentais, tais como: atenção, concentração, memória, generalização, abstração, antecipação do pensamento e superar suas dificuldades nos processos de aprender, entre outros. Para a autora o jogo de Areia também possibilita um trabalho psicopedagógico voltado para as questões do desenvolvimento do pensamento com a construção de cenários que são uma projeção de seus desejos inconscientes e que podem ser repensados durante o processo através de colocações oportunas do profissional. Diante da importância do jogo de areia no diagnóstico e intervenção do desequilíbrio emocional e cognitivo do sujeito e das diversas experiências bem sucedidas no meu espaço, organizei um curso que ajudará na organização do material, composição dos cenários e intervenção para a reorganização do self ou questões cognitivas, dependendo do enfoque e necessidade.

FACILITADORA: Regina Suzi Soares

CARGA HORÁRIA: Certificado de 20 horas distribuídas em aulas disponíveis na internet para serem assistidas no horário que for mais apropriado ao cliente.

OBJETIVO DO CURSO: Capacitar professores, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, pais e demais cuidadores de crianças e adolescentes para o diagnóstico e intervenções nas principais dificuldades de comportamentais e de aprendizagem através das intervenções com a caixa de areia.

CONTEÚDO: Vídeos aulas contendo conceitos e métodos de aplicação (teoria e prática).

PRIMEIRA PARTE:

– Apresentação do curso
– A trajetória histórica do Jogo de Areia: Sandplay
  • – Os precursores
  • – A atualidade
– A utilidade do Jogo de Areia
– Os materiais
– Postura e procedimento
– O Jogo de Areia e a Psicopedagogia
– O Jogo de Areia e a Teoria Piagetiana
– As possíveis Intervenções Psicopedagógicas na Caixa de Areia

SEGUNDA PARTE:
– Vídeos orientativos com aplicações dos métodos

PRÁTICAS PSICOPEDAGÓGICAS: Como fazer um diagnóstico com excelência e precisão

Minha formação inicial é Pedagogia e após a graduação, fiz duas especializações: Psicopedagogia e Metodologia da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais, ambas com o objetivo de compreender e procurar sanar as dificuldades dos meus alunos. Ministrei a disciplina Práticas Psicopedagógicas no Curso de Psicologia da Unic, campus de Rondonópolis-MT durante 08 anos, fiz o curso no Instituto Jorge Visca na Argentina de Técnicas Projetivas Psicopedagógicas e me debrucei sobre diversos autores da psicopedagogia, estudando sobre os diversos métodos de diagnóstico e intervenção psicopedagógicos. Trouxe novamente uma pós em Psicopedagogia Clínica, pelo Instituto Rhema de Educação e nessa especialização fui coordenadora e aluna, o que alavancou o conhecimento na área e me proporcionou abrir meu espaço psicopedagógico. Hoje atuo na escola e atendo no meu espaço e, com a experiência adquirida nessa jornada me proponho a ministrar um curso intitulado: Práticas Psicopedagógicas – do diagnóstico à intervenção.

FACILITADORA: Regina Suzi Soares

CARGA HORÁRIA:   Certificado de 20 horas distribuídas em aulas disponíveis na internet para serem assistidas no horário que for mais apropriado ao cliente.

OBJETIVO DO CURSO: Capacitar psicopedagogos, psicólogos e professores para o diagnóstico e intervenções nas principais dificuldades  comportamentais e de aprendizagem através de técnicas projetivas psicopedagógicas.

CONTEÚDO: Vídeos aulas contendo conceitos e métodos de aplicação (teoria e prática).

  PRIMEIRA PARTE:

Apresentação do curso
– A trajetória histórica da Psicopedagogia
– As Técnicas Projetivas Psicopedagógicas
  • – Vínculos Escolares
  • – Vínculos Familiares
  • – Vínculo Consigo mesmo
 
Análise do desenho
  • – A posição na folha
  • – Tamanho
  • – Caracterísitcias corporais
  • – Perspectivas
  • – Âmbito
  • – Cores
 
O Diagnóstico Psicopedagógico
  • – EFES
  • – Entrevista de Anamnese
  • – Seções Lúdicas Centradas na Aprendizagem
  • – Complementação com Provas e Testes
  • – Síntese diagnóstica – prognóstico
  • – Entrevista de Devolução e Encaminhamento
 
A análise com o aluno:
  • – Os desenhos: técnicas projetivas psicopedagógicas
  • – A escrita: níveis de alfabetização
  • – A leitura: fluência – entonação – interpretação
  • – A produção textual: sequência lógica de idéias – organização dos parágrafos – pontuação…
  • – Provas Operatórias de Piaget
  • – Consciência fonológica
  • – Números: conhecimento gráfico – noção de quantidade – adição – subtração – divisão – multiplicação…
  • – Coordenação espacial – motora – temporal…

  SEGUNDA PARTE:  
– Vídeos orientativos com aplicações dos métodos

ALFABETIZAÇÃO

Enquanto professora alfabetizadora fiz duas especializações: Psicopedagogia e Metodologia da Língua Portuguesa nas Séries Iniciais, ambas com o objetivo de compreender e procurar sanar as dificuldades dos meus alunos. Logo após, fiz o mestrado na área de formação de professores e passei a atuar também na faculdade, formando professores. Nesse período desenvolvi minhas atividades profissionais como professora formadora do CEFAPRO (Centro de Formação de Professores do Estado de Mato Grosso) na área da Alfabetização. Atuar como formadora e professora alfabetizadora abriu um leque de competências nessa área e é nesse sentido que organizamos o curso de formação para alfabetizadores com dicas valiosas na área de alfabetização enfatizando os diversos métodos de desenvolvimento da leitura e escrita, de forma lúdica, criativa e prazerosa, garantindo o letramento com atividades significativas para o dia a dia aprendendo a identificar e intervir nas fases de desenvolvimento da criança.

FACILITADORA: Regina Suzi Soares

CARGA HORÁRIA: Certificado de 20 horas distribuídas em aulas disponíveis na internet para serem assistidas no horário que for mais apropriado ao cliente.

OBJETIVO DO CURSO:  Capacitar psicopedagogos, estudantes de pedagogia, cuidadores e professores para compreender e  atuar com excelência na alfabetização e letramento de crianças da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

CONTEÚDO: Vídeos aulas contendo conceitos e métodos de aplicação (teoria e prática).

PRIMEIRA PARTE:
 Apresentação do curso

Alfabetização e Letramento
  • – Por quê é preciso alfabetizar
  • – Por onde começar a alfabetização de uma criança
  • – A postura de um alfabetizador
 
A proposta e orientação da leitura e escrita de acordo com as orientações do MEC
  • – As competências da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental
  • – Os Métodos de Alfabetização
  • – As competências leitoras na educação Infantil e no Ensino Fundamental

O trabalho diário da Alfabetização
  • – Práticas que auxiliam o desenvolvimento do letramento
  • – Poesias
  • – Músicas
  • – Jogos
  • – Jornal

Atividades em pdf
  • – Como se descobre uma letra
  • – Construindo um ambiente alfabetizador
  • – Desenvolvendo o traçado da letra
  • – Descobrindo o que é um texto
  • – O início do uso do computador na alfabetização
  • – Como trabalhar os significados
  • – O que é um erro ortográfico

– Fase inicial da alfabetização: reconhecimento alfabético
– Fase secundária da alfabetização: produção de frases e pequenos textos
– Fase intermediária da alfabetização: raciocínio lógico e compreensão textual e interpretação
– Fase final da alfabetização

SEGUNDA PARTE:
– Vídeos orientativos com aplicações práticas de algumas atividades.